Bem vindo

Bem vindo ao mundo do Cloud Computing

domingo, 23 de outubro de 2011

Caros,


Conforme havia publicado em post anterior, o governo britânico está avançado na construção de um grande marketplace para aquisição de soluções em Cloud Computing. O governo da Grã Bretanha acaba de lançar um portal de compras públicas para diversos produtos e serviços, dentre os quais, Tecnologia da informação.

Isto exige um reposicionamento rápido das empresas fornecedoras mas também dos profissionais de TI, afinal, repito o que tenho frequentemente abordado, é necessário que os profissionais técnicos primeiro se reposicionem com conhecimentos técnicos desta onda, segundo, é necessário, à partir de agora, pensar nos negócios, e volto a frisar, pensar em negócio significa dizer o que esta nova onda de caráter técnico pode contribuir com os negócios existentes, e mais, o que pode ser criado à partir disto. Volto a lembrar aos fiéis leitores do Blog, que diversos segmentos estão desaparecendo e precisam se reposicionar, por exemplo, se você fosse proprietário de uma editora ou mesmo de uma livraria o que faria ? Nos EUA no ano de 2010, as vendas de livros eletrônicos já superou o de livros impressos, hoje, ainda, os e-books são baixados nos notebooks e tablets, mas breve, brevemente serão 100% "consumidos" via nuvem, voltando a questã,  o que você faria ?

Se a sua empresa presta serviços para uma livraria como você poderia contribuir com o negócio e salvá-lo da falência ?

Então caros, Cloud não é apenas uma tendência, faz parte de nossas vidas direta e indiretamente, em pouco tempo, tudo será cloud, nossas músicas, livros, compras, moda, filmes, sequer precisaremos baixá-los, nossa vida será em grande parte virtual, bem, pelo menos teremos mais espaço em nossas casas.

Querem conhecer mais sobre o ações do governo Inglês ? acesse:

http://www.buyingsolutions.gov.uk/

grande abraço e um ótimo fim de semana.

Carlos Maffei

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Caros,


Segue para vocês, link do google docs com a palestra que realizamos no evento de Cloud Computing em agosto.

O material é focado em razãoes para a computação em nuvem, oportunidades de negócios e transformação do mundo.

Aguardo postagens...


abraços,

Carlos Maffei

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9DBSbd_tImNMTEyMWRiMjgtNGEyZC00MTJhLThkOTgtYzYyY2U2Mjk1YjI3&hl=en_US

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cloud Computing - pesquisa

Caros,


Devido ao grande interesse e acesso ao blog, postei abaixo link do Gartner, neste link, basta inserir os dados pessoais e o portal libera acesso ao contéudo de pesquisas e tendências apontadas pelo instituto.

O material é voltado para empresas de TI, porém, também demonstra claramente quais são as tendências que irão afetar as empresas compradoras de aplicações.

Espero que desfrutem do material.

http://www.gartner.com/technology/research/cloud-computing/saas-cloud.jsp


abraços,

Carlos Maffei

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cloud Computing e negócios


Caros,


O tema Cloud Computing tem dominado as discussões e tendências sobre tecnologia e computação, este assunto tem recebido atenção de inúmeras palestras, congressos e seminários. Os principais formadores de opinião, como por exemplo, Gartner e IDC, colocam claramente que Cloud Computing é uma tendência irreversível, os grandes players de tecnologia, cito, Microsoft e IBM possuem estratégias sólidas de computação em nuvem, porém, tenho percebido pouca clareza e quase nenhuma preocupação com os negócios das empresas, via de regra, as discussões se resumem a questões técnicas e voltado para empresários do setor de TI, mas pouco se fala para o empresário de empresas não voltados a TI, ou seja, o cliente final disto.  

Além de reduzir custos, como Cloud Computing pode criar novas estratégias de negócio e aumentar a rentabilidade ?
Existem várias perguntas que não tem respostas, Cloud ainda é tema restrito para TI, não se consegue dizer com simplicidade quais novos negócios podem ser explorados ou mesmo criados a partir da computação em nuvem.
As pequenas empresas de software não sabem o que fazer com Cloud, a impressão é que todos estão correndo atrás, mas correndo para onde e por qual motivação?
Por que uma empresa de software tem que investir em novas versões que suportam esta nova plataforma? É realmente necessário? Qual o investimento e qual o ganho? Lembre-se que as empresas não sabem diferenciar Cloud, Datacenter e SaaS...
Uma empresa de embalagens pode, além de reduzir custos, abrir quais novas oportunidades de negócio?
Enfim, é importante ressaltar que por trás de tudo e antes de tudo, está o negócio da empresa, ou seja, os negócios já existiam antes dos computadores e antes da computação em nuvem, é necessário pensar o negócio e a partir deste pressuposto pensar na tecnologia.


Enfim, este é o primeiro post para abrirmos as discussões e vamos colocar nos próximos posts, estudos de caso e debater a questão, de qualquer forma, a dúvida foi lançada.


Grande abraço,

Carlos Maffei